FOTOS


domingo, 21 de março de 2010

Quatro alterações para a final da Taça da Liga

As entradas de Fernando, Fucile, Maicon e Orlando Sá e as saídas de Mariano, Varela, Nuno André Coelho e Addy são as novidades da convocatória do FC Porto para a final da Taça da Liga, agendada para este domingo, às 19h15, no Estádio do Algarve.

Os Tetracampeões Nacionais finalizaram a preparação do encontro frente ao Benfica este sábado, no Estádio do Dragão.

O ensaio ficou marcado pelas reintegrações em pleno de Helton, Farías e Orlando Sá e pela lesão de Varela. O extremo sofreu uma luxação no tornozelo esquerdo e consequente fractura do perónio.

Quanto a Mariano, mantém-se em tratamento.

A comitiva azul e branca segue ainda hoje para o Algarve. O voo está marcado para as 14h30.

Lista de convocados: Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Tomás Costa, Miguel Lopes, Beto, Fernando, Rúben Micael, Orlando Sá e Nuno.

Bilhetes para jogo com o Rio Ave já disponíveis

Os ingressos para o jogo Rio Ave-FC Porto (quarta-feira, 24/03, às 20h15), da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, estão disponíveis na Loja do Associado, com o preço unitário de cinco euros.A venda destina-se em exclusivo a detentores de Dragon Seat, sendo alargada aos restantes sócios a partir de segunda-feira.

terça-feira, 16 de março de 2010

Operação Taça da Liga fecha este sábado

O FC Porto encerra, este sábado, a preparação para o jogo da final da Taça da Liga. O último ensaio antes da viagem para o Algarve terá lugar no Estádio do Dragão, às 10h00, à porta fechada.Mais tarde, os Tetracampeões Nacionais dirigem-se para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de onde seguem para Faro. O voo está marcado para as 14h30.Em relação ao apronto desta sexta-feira, realizado no Olival, de referir que Helton, Farías, Orlando Sá e Mariano cumpriram os mesmos planos de recuperação (treino integrado condicionado para os três primeiros e tratamento para o quarto).

Liga Intercalar: FC Porto recebe SC Braga esta terça-feira

O FC Porto recebe o SC Braga esta terça-feira, em desafio da 6.ª jornada do Campeonato de Primavera da Liga Intercalar (Zona Norte). A partida, com entrada gratuita para sócios do clube e de colectividades de Vila Nova de Gaia, realiza-se no Olival, às 16h00.
Os ingressos para o público em geral serão colocados à venda no próprio dia do jogo, às 15h00, na bilheteira do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, ao preço de 2 euros.

domingo, 14 de março de 2010

Comunicado da FC Porto - Futebol, SAD

Tendo em conta notícias recentes do jornal A Bola acerca de eventuais candidaturas à Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vem o Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD informar o seguinte:
1 - A Administração da FC Porto - Futebol, SAD demarca-se desde já do acto eleitoral da LPFP que se avizinha;
2 - O FC Porto não irá participar no mesmo, muito menos apoiar quem quer que seja nesse processo eleitoral;
3 - Curiosamente (ou talvez não...), as duas notícias que associam maliciosamente o FC Porto a nomes de eventuais candidatos surgem em formato de "filho de pai incógnito", o que, de resto, faz todo o sentido tendo em conta os critérios do jornal que as deu à estampa.
Porto, 14 de Março de 2010
O Conselho de Administração da FC Porto - Futebol, SAD

Mariano Gonzalez com rotura total do ligamento

Mariano Gonzalez foi reavaliado este domingo, na sequência da lesão sofrida no jogo de ontem à noite, em Coimbra (triunfo sobre a Académica, por 1-2), tendo o exame efectuado revelado uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
O jogador do FC Porto será operado quando as condições cirúrgicas forem as mais adequadas.

Fibra na reviravolta: Académica-FC Porto, 1-2

Por um golo assim, capaz de misturar um positivo género fúria e colocação, vale a pena esperar. Mais ainda tratando-se de um golo redentor, dos que fazem as pazes com a justiça. Depois de muitos ensaios e prenúncios, aconteceu já ao 87º minuto. No pé esquerdo de Rodríguez e no desenlace de uma demonstração de fibra, que acabaria por reverter um resultado negativo, trocando as voltas ao destino que as manchas de um jogo pareciam irreversivelmente traçar.


Num encontro de equipas gémeas na estratégia e semelhantes na atitude, foi a qualidade de execução que traçou distâncias, alargadas em menos de vinte minutos, sensivelmente o tempo bastante para o FC Porto vincar superioridade e dispor de três ocasiões soberanas para se colocar em vantagem, antes mesmo de Ricardo ter ganho o duelo a Falcao, na ponta final de uma de várias jogadas de entendimento entre Rúben Micael e Rodríguez.


Sem que se percebesse exactamente como ou porquê, a bola parava na marca de grande penalidade, por indicação do árbitro, no pressuposto de que Bruno Alves, na disputa da posição, teria derrubado Sougou. Académica em vantagem. Mas por três minutos apenas. Refeito da exibição do cartão amarelo que surpreendeu toda a plateia, poucos segundos depois de Nuno Coelho ter interrompido com o braço um lance de ataque portista na área da Académica, sem sanção técnica ou disciplinar, Bruno confirmou o golo do empate sobre a linha de baliza, atenuando a injustiça e reduzindo os efeitos do resultado a um mal menor.


A reversão ficava guardada para mais tarde, para lá de um sem-número de situações em que a vantagem portista se fazia anunciar e da reconfiguração do adversário numa trama de contra-ataque claramente assumido. A justiça, que tardou, chegou aos 83 minutos, num remate fulminante de Rodríguez, superiormente assistido por Varela.

Académica-FC Porto, 1-2: Declarações

Jesualdo Ferreira e Bruno Alves destacaram a importância da vitória deste sábado, no terreno da Académica de Coimbra.

Jesualdo Ferreira: «As vitórias animam sempre, têm uma força moral muito grande. Hoje precisávamos de ganhar e fizemos um jogo de grande empenho e de grande atitude. Este triunfo vai dar-nos uma semana para trabalhar com calma. Defrontámos uma Académica muito fechada, com grande agressividade, mas não pode haver tantas paragens de jogo. Isto acaba por tirar ritmo ao encontro e não é muito benéfico para o futebol. O FC Porto ganhou bem. A Académica não nos deu espaços para jogar rápido e houve momentos em que não chegámos ao golo devido a alguma ansiedade»
Bruno Alves: «Fizemos um bom jogo e ganhámos, que era o mais importante. É nestes momentos que se vêem os jogadores e os adeptos do FC Porto. Queria pedir desculpa aos adeptos por não os termos saudado após o jogo com o Arsenal. Precisamos deles mais do que nunca e vamos continuar a fazer o nosso trabalho»

Comunicado do Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

Na sequência da notícia publicada este sábado no jornal O Jogo, vem o Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD esclarecer o seguinte:

1 – O teor da manchete de o Jogo e o conteúdo da notícia que a suporta é falso;

2 – O Departamento Médico do FC Porto divulga boletins clínicos diários que são claros e objectivos. Colocar em causa as informações aí prestadas é um exercício maldoso e inaceitável do ponto de vista deontológico;

3 – O atleta em questão tem revelado um nível de profissionalismo inatacável, quer quando se encontra disponível para competir, quer, como no caso, se mantém aos cuidados do Departamento Médico;

4 – As deduções erradas assumidas pelo jornal O Jogo suportam-se em depoimento de alguém que afirma que se desligou dos problemas do atleta, ou seja, que não conhece a realidade vivida por Ernesto Farías;

5 – É igualmente falso que Ernesto Farías tenha inviabilizado a transferência de Kléber para o FC Porto, uma vez que sempre colocou nas mãos do clube as definições acerca do seu futuro desportivo.

Porto, 13 de Março de 2010

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

Três regressos para a visita à Académica

Os regressos de Beto, Valeri e Addy e as saídas de Helton, Hulk, Fucile e Maicon são as novidades da convocatória do FC Porto para a deslocação ao terreno da Académica. O desafio, referente à 23.ª jornada da Liga, realiza-se este sábado, às 21h15, no Estádio Cidade de Coimbra.Os Dragões finalizaram a preparação do encontro frente aos «estudantes» esta sexta-feira, no Olival, onde Farías, Fernando e Orlando Sá voltaram a desenvolver treino condicionado.Helton, a contas com uma epitroclite (dor no cotovelo direito), cumpriu igual programa de recuperação.
Lista de convocados: Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Mariano, Rolando, Alvaro Pereira, Varela, Nuno André Coelho, Tomás Costa, Miguel Lopes, Addy, Beto, Rúben Micael e Nuno.

Bilhetes para a final da Taça da Liga à venda até segunda-feira

Recordamos aos associados e adeptos do FC Porto que a venda de bilhetes para a final da Taça da Liga está apenas disponível até às 15h00 de segunda-feira, na bilheteira nascente do Estádio do Dragão.O preço dos ingressos oscila entre os 10 e os 25 euros. A final da Taça da Liga, entre FC Porto e Benfica, disputa-se no dia 21 deste mês, às 19h15, no Estádio do Algarve.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Preparação da 23.ª jornada fecha esta sexta-feira

O FC Porto finaliza, esta sexta-feira, a preparação do encontro da 23.ª jornada da Liga. O último ensaio dos Dragões para a deslocação a Coimbra tem lugar no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, às 10h00 (porta fechada).Sobre a sessão de trabalho desta quinta-feira, cumprida igualmente no Olival, de assinalar o regresso do guarda-redes Beto, que ontem actuou no desafio da Liga Intercalar.Em relação a Farías, Orlando Sá e Fernando, de referir que permanecem em treino condicionado.

Atenções já centradas no campeonato

O FC Porto regressou, esta quarta-feira, ao trabalho, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação do encontro da 23.ª jornada da Liga.O ensaio ficou marcado pela ausência do guarda-redes Beto, que foi chamado para o desafio da Liga Intercalar, disputado, esta tarde, em Paços de Ferreira.Quanto a Farías, Orlando Sá e Fernando, permanecem ao cuidado do Departamento Médico. O trio cumpriu um programa de treino condicionado.Os Dragões têm nova reunião agendada para amanhã, às 10h00 (porta fechada), no mesmo local de hoje.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Liga Intercalar: Jovens portistas mereciam mais

A dedicação dos jovens jogadores do FC Porto não foi suficiente para bater a experiente formação apresentada pelo Paços de Ferreira, na quinta jornada do campeonato de Primavera da Liga Intercalar. O auto-golo de Katalin, na sequência de um livre directo, aos 63 minutos, deu a vitória aos pacenses, que apresentaram um «onze» recheado de futebolistas com muitas épocas na Liga principal, como Paulo Sousa, Manuel José ou Kelly. Do lado dos Dragões, o único sénior em campo foi o guarda-redes Beto e alinharam ainda vários futebolistas juvenis. Num encontro marcado pelo equilíbrio, a diferença de idades não se traduziu em campo.A primeira parte teve um ritmo lento, que não permitiu a criação de ocasiões de golo evidentes. A velocidade aumentou na etapa complementar, com Alves, à entrada da área, aos 57 minutos, a rematar por pouco ao lado da baliza pacense. Três minutos depois, Flávio voltou a criar perigo, mas foi a equipa da casa quem chegou à vantagem, aos 63 minutos. Aos 78 minutos, Patrick Greveraars colocou em campo o avançado Lupeta, arriscando tudo para chegar ao empate. Em bons lances de Alves e Flávio, nos últimos 10 minutos, essa igualdade esteve perto de se materializar. Mas a nota de destaque do jogo vai para o empenho e seriedade dos jovens Dragões.

FICHA DE JOGO:
Paços de Ferreira-FC Porto, 1-0

Liga Intercalar, campeonato de Primavera – zona Norte, quinta jornada

10 de Março de 2010
Relvado número 1 da Mata Real
Árbitro: Sérgio Soares (Porto).

Assistentes: Nuno Soares e Abel Silva.
FC PORTO: Beto «cap»; Bosingwa, Hugo, Abdoulaye (Renato, 46m) e Katalin; Sérgio Oliveira (Dias, 46m), Edu (Lupeta, 78m) e Engin (Flávio, 46m); Tiago (Alves, 46m), Pipo e Christian.Treinador: Patrick Greveraars.
PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Candeias (Cristelo, 46m), Celso, Kelly e Jason; Paulo Sousa «cap» (Diogo Brandão, 74m), Filipe Anunciação (Leal, 46m) e Fábio Pacheco; Manuel José (Carlitos, 46m), Romeu Torres (Marco Leal, 74m) e Leandrinho (João Gouveia, 46m).Treinador: Rui Rodrigues.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Katalin, auto-golo (63m).
Disciplina: nada a assinalar.

FC Porto associa-se à campanha 1GOAL

O FC Porto é o segundo clube do Mundo, depois do FC Barcelona, a aderir à campanha 1GOAL – Education for All (Educação para Todos). Esta iniciativa integra-se na Class of 2015, um projecto lançado pelas Nações Unidas em Setembro de 2008, e que conta com signatários como a rainha Rania da Jordânia, o cantor Bono, Bob Geldof, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.O objectivo é alcançar o ensino primário universal, tendo como pressuposto que a educação vence a pobreza. Há 72 milhões de crianças em todo o mundo sem acesso à escola e o Mundial 2010, na África do Sul, é tido como uma oportunidade única para influenciar a audiência futebolística global. A 1GOAL não quer o dinheiro dos cidadãos, mas sim as suas assinaturas, de forma que os líderes mundiais coloquem a educação global no topo das suas prioridades.A educação dos jovens jogadores sempre foi uma prioridade para o FC Porto, e essa orientação foi reforçada, mais recentemente, no âmbito do projecto Visão 611. A escolaridade mínima para os jovens atletas é o 12.º ano, e a taxa de sucesso actual é praticamente total. Por isso, o FC Porto associa-se com todo o gosto ao 1 GOAL. «O nosso clube sempre teve a educação dos jovens jogadores como objectivo, porque temos a consciência de que se trata do valor mais importante que podem ter na sua vida. Se todos os clubes, empresas e indivíduos puderem dar um pequeno contributo, será possível construir um futuro brilhante para todas as raparigas e rapazes do planeta», sublinha o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Jesualdo Ferreira: «É um resultado pesado»

O resultado não faz justiça à produção do FC Porto no Emirates Stadium. Jesualdo Ferreira aceita a derrota frente ao Arsenal, mas recorda que os Dragões nunca foram felizes na partida. Já em desvantagem, não deixaram de procurar alterar o rumo dos acontecimentos, acabando por sofrer em golos as consequências de jamais se terem fechado ou entregue o domínio do jogo à equipa inglesa.

FC Porto nunca foi feliz:
«Há jogos difíceis de explicar e a verdade é que o FC Porto nunca foi feliz neste encontro. A partir do momento em que sofremos o primeiro golo, não nos fechámos nem entregámos o domínio ao Arsenal, que jogou sempre no nosso erro, fazendo-se valer do talento dos seus jogadores.»
Tudo começou num golo irregular:
«É um resultado pesado e injusto, face à produção do FC Porto. Entrámos num jogo equilibrado e sofremos um golo num lance de erro nosso, mas ferido de irregularidade. Era o pior cenário que queríamos. Sabíamos que tínhamos de discutir o jogo, mas nunca podíamos correr o risco de sofrer um golo cedo. A partir daí, o Arsenal geriu o desafio, jogando ao contrário, ou seja, no nosso erro. Na segunda parte, foi exactamente o mesmo figurino. É um resultado que não traduz o que foi o desempenho das duas equipas. O Arsenal mereceu ganhar, mas nunca por uma vantagem de cinco golos; o FC Porto merecia ficar mais próximo em termos de resultado.»
Marcha do marcador contra a corrente do jogo:
«Sempre que equilibrámos o jogo ou ficámos por cima, o Arsenal fez um golo. Aproveitou de forma eficaz todos os nossos erros. Também podíamos ter marcado, mas isso não aconteceu e acabou por nos retirar confiança.»
Sempre apontados à baliza do adversário:
«Não vale a pena dizerem que o Nuno André Coelho foi o problema. Fez um bom jogo, mas o que é certo é que o Arsenal é uma equipa muito poderosa, com jogadores de grande qualidade ofensiva. Mesmo a perder, procurámos sempre chegar à baliza do adversário e isso levou-nos a sofrer um resultado que nos magoa um pouco.»
Obrigação de recuperar:
«Nas duas últimas semanas, tivemos dois resultados maus, que evidente deixam marcas, mas a nossa obrigação é recuperar. Ainda há muitos jogos para disputar. A forma como saímos da UEFA Champions League é uma marca e uma dor que vamos guardar.»

Arsenal-FC Porto, 5-0: A noite gelada de Londres

O FC Porto saiu de cena da UEFA Champions League 2009/10 entre as 16 melhores equipas do continente e num jogo em que não foi propriamente bafejado pela sorte. Na noite gelada de Londres, a chama do Dragão ainda foi capaz de reforçar os arrepios dos adeptos da casa, mas não resistiu ao cinismo de um marcador que abriu com um erro clamoroso de arbitragem. Um fora-de-jogo do tamanho do Big Ben deixou o Arsenal na posição mais confortável. E assim é mais fácil.O Arsenal, como se esperava, entrou forte. Estava a perder a eliminatória e era puxado pelo braço pelo fervor dos seus apoiantes. O quadro mais vantajoso, todavia, chegaria numa jogada ilegal, principiada por um pontapé longo de Almunia, disputado por Arshavin depois de vários segundos «acampado» nas proximidades de Helton. Evidente para todos, estranhamente invisível para quem vestia de negro.Na frente, com o apuramento na mão, o Arsenal pôde esperar a remontada do Dragão e apostar ainda mais na velocidade, chegando ao segundo golo numa dessas acelerações e ainda antes da resposta azul e branca. Especialmente depois do descanso, o FC Porto logrou assentar o seu futebol, empurrar o adversário para zonas recuadas e criar lances de perigo. O melhor surgiria num pontapé de canto cobrado por Rúben Micael e que Rodríguez, que entrara ao intervalo, cabeceou para golo. Salvou Nasri, de forma atabalhoada.E como a noite gelada de Londres não estava de feição, os ingleses engordaram a diferença pouco depois, afastando as dúvidas e definindo a eliminatória. O FC Porto conservou-se firme até ao final, sempre apoiado pelos três mil seguidores que vieram ao Emirates, e insistiu em discutir, sem baixar os braços, quando o resultado já deixara de entrar nas contas.
FICHA DO JOGO
UEFA Champions League (oitavos-de-final, 2ª mão)
Emirates Stadium, em LondresAssistência: 59.661 espectadores
Árbitro: Franck De Bleeckere (Bélgica)
Assistentes: Peter Hermans e Walter Wromans
4º árbitro: Serge Gumienny
ARSENAL: Almunia «cap.»; Sagna, Campbell, Vermaelen e Clichy; Song e Diaby; Rosicky, Nasri e Arshavin; BendtnerSubstituições: Rosicky por Eboué (57m), Nasri por Denilson (73m) e Arshavin por Walcott (76m)Não utilizados: Fabianksi, Eduardo, Silvestre e Traoré
Treinador: Arsène Wenger
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Nuno André Coelho, Rúben Micael e Raul Meireles; Varela, Falcao e HulkSubstituições: Nuno André Coelho por Rodríguez (46m), Rúben Micael por Guarín (75m) e Varela por Mariano González (75m)Não utilizados: Nuno, Belluschi, Maicon e Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 2-0Marcadores: Bendtner (10, 25 e 90m, g.p.), Nasri (63m) e Eboué (65m)
Disciplina: Cartão amarelo a Falcao (24m), Vermaelen (38m), Bendtner (44m), Alvaro Pereira (58m) e Fucile (89m)

terça-feira, 9 de março de 2010

Três mil e muitos mais

O FC Porto vai ter o apoio de cerca de três mil adeptos no Emirates Stadium e a crença de muitos milhões à distância. O horizonte de passagem aos quartos-de-final da mais prestigiada competição de clubes é real, até porque os Dragões venceram na primeira mão e demonstraram, uma vez mais, que têm argumentos firmes para superar qualquer adversário.O Dragon Tour permitiu criar uma claque considerável e que já começa a fazer-se ouvir em Londres. Os Portistas não estão incomodados com o frio britânico e com as previsões de temperaturas negativas mais logo, à hora do desafio. O importante é ensaiar os cânticos e, se possível, apressar o relógio para antecipar as emoções da Champions.O recordista de presenças na competição quer superar mais uma barreira e conta com os seus seguidores para o conseguir. Em Londres estão três mil, no mundo azul e branco muitos mais. E para que se perceba a magnitude deste número, aqui fica um dado: o Arsenal levou cerca de 1500 adeptos à Invicta.

FC Porto Vitalis a torcer na Madeira

A equipa de andebol do FC Porto vai assistir ao jogo com o Arsenal nas instalações da delegação azul e branca na Madeira. O conjunto de Ljubomir Obradovic encontra-se no arquipélago para, na quarta-feira, medir forças com o Madeira, SAD. Na véspera desse compromisso, todavia, atletas e restante staff do andebol vão torcer à distância pelos Tetracampeões de futebol, num desafio que pode valer uma presença entre as oito melhores formações da Europa.

Londres: Dragão treinou no Emirates

Uma hora ao frio, 60 minutos de afinações de última hora para o compromisso desta terça-feira, com o Arsenal. O FC Porto esteve no Emirates Stadium para cumprir o habitual treino de adaptação ao palco do jogo e percebeu, desde já, que a temperatura estará baixíssima na noite europeia de Londres. É o quadro ideal para soltar a chama. E garantir a passagem aos quartos-de-final da UEFA Champions League.Finalizado o apronto, o Dragão recolheu ao conforto do hotel para retemperar energias e iniciar um período de descanso que será prolongado até à tarde de amanhã. A equipa de Jesualdo Ferreira está a postos. Venha o futebol.

Rúben Micael: «Não estamos abalados»

O FC Porto, tal como o Arsenal, vai entrar forte no jogo de amanhã, no Emirates Stadium. Quem o garante é Rúben Micael, que afirma ainda que a equipa não está abalada. Isso, de resto, não teria cabimento em quem está entre as 16 melhores formações da Europa.

FCP: Sente-se a cem por cento fisicamente?

Rúben Micael: Sinto-me bem, estou a cem por cento. Se o mister decidir colocar-me, estou aqui para ajudar a equipa.

FCP: O que espera encontrar no Arsenal?

RM: Vamos encontrar um Arsenal que vai tentar entrar muito forte, para marcar nos primeiros minutos. Mas nós também vamos entrar muito forte e tentar marcar.

FCP: O facto de o Fábregas não jogar facilita?

RM: Não acho. Acho até que pode prejudicar, pois o Fábregas segura muito a bola e amanhã vai ser um jogo muito intenso.

FCP: Até que ponto os dois resultados mais recentes abalaram a confiança colectiva?

RM: Quando uma equipa está a disputar os oitavos-de-final da Champions se sente abalada… Nós não estamos abalados!

FCP: A UEFA Champions League é uma montra que centra muitos olhares. Qual o seu estado de espírito? Este jogo motiva-o ainda mais?

RM: A mim motiva-me jogar todos os jogos, seja com o Arsenal, seja com o Olhanense. Os olhares que me preocupam são os do mister. Mais nenhuns.

FCP: Será amanhã que vai estrear-se a marcar pelo FC Porto?

RM: Se não marcar, o mais importante é que a equipa passe. O mais importante é sempre a equipa. Está sempre em primeiro lugar.

Jesualdo Ferreira: «Vamos discutir este jogo»

O FC Porto não vai acomodar-se à vantagem alcançada no Estádio do Dragão. Os Tetracampeões estão à frente da eliminatória, mas Jesualdo Ferreira assegura que vão entrar em campo para discutir o jogo e o resultado. Só assim é possível superar este desafio.

FCP: Como está o ânimo da equipa depois do último resultado para o campeonato?

Jesualdo Ferreira: Quando as coisas às vezes não correm bem, a melhor forma de as alterar é jogar.

FCP: Que diferenças espera encontrar entre este Arsenal e aquele que esteve no Dragão?

JF: Este será um jogo que se disputa por diferença de golos. A grande diferença traduz-se no ambiente, que será de grande festa e de grande exaltação. Mas a estrutura da equipa e a forma como encara os adversários não vai mudar muito.
FCP: Nem mesmo com a ausência de Fábregas?

JF: Os processos dependem do colectivo. Não é a ausência do Fábregas ou de outro qualquer que vai alterar a forma como o Arsenal encara todos os jogos.

FCP: Partir em vantagem faz com que a prioridade do FC Porto seja não sofrer golos?

JF: É um jogo que se disputa por diferença de golos e que temos de disputar durante 90 ou 120 minutos. Temos confiança no que somos capazes de fazer. Com o nosso espírito e com o espírito do Arsenal, será um jogo dividido. Esperamos um Arsenal forte e será um jogo definido por detalhes. A equipa do Arsenal é muito rica e nós também temos detalhes fortes. Temos consciência da qualidade do adversário, sabemos que é difícil jogar aqui, mas sabemos que temos armas para jogar aqui. Nestes jogos a eliminar há também que ter tacticamente um conjunto de adaptações aos regulamentos da prova. A nossa posição é clara. Vamos discutir este jogo, pois só assim podemos discutir o resultado.
FCP: O facto de o Arsenal ter de marcar pelo menos um golo é vantagem para o FC Porto?

JF: Não creio. É uma diferença de golos, como disse, mas um golo é pouco para conferir alguma vantagem a quem ganhou. Por essa razão, temos de encarar este desafio como se fosse um novo, com um resultado importante que é a passagem. No ano passado estivemos nos quartos-de-final e o objectivo é repetir este ano. Vamos lutar até aos limites para o conseguir.

FCP: Mas a história do FC Porto em Inglaterra não é muito positiva…

JF: Há sempre uma primeira vez. Este será o sexto jogo com o Arsenal. Nos cinco realizados anteriormente, o FC Porto venceu dois, perdeu dois e empatou outro. Amanhã é uma eliminatória que nunca fizemos e as chances estão abertas para as duas equipas.

FCP: Acredita que vai ter um FC Porto «à Porto», como muitas vezes gosta de referir?

JF: O FC Porto tem vindo a ser alterado ao longo dos anos. O que se pretende no futebol actual é que se consiga chegar onde se quer com essas mudanças. Esse FC Porto «à Porto» já surgiu em muitas ocasiões e espero que surja novamente amanhã. Mas muito mais do que lutar, também é preciso jogar.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Londres: Sol e frio à espera do Dragão

O FC Porto já se encontra em Londres onde esta terça-feira, a partir das 19h45, vai discutir o acesso aos quartos-de-final da UEFA Champions League. A equipa azul e branca aterrou em Luton cerca do meio-dia, após um voo de duas horas e 10 minutos que decorreu sem sobressaltos.
Ao contrário do que é tradicional na capital inglesa, o Dragão encontrou um quadro desanuviado, com o azul a imperar onde normalmente reina o cinzento. A temperatura, todavia, está baixa e mais logo, à hora do treino de adaptação ao estádio do Arsenal, é provável que ronde os zero graus.
As próximas horas serão dedicadas ao descanso. Para as 18h30 está marcado o derradeiro ensaio, já em pleno Emirates Stadium. Meia hora mais cedo, Jesualdo Ferreira e um atleta dos convocados vão antecipar esta segunda mão dos oitavos-de-final.

Liga dos Campeões

Grande teste a este Futebol Clube do Porto que muito tem desiludido. Duelo no Emirates Stadium dirá se a equipa está afim de ultrapassar a recente crise de resultados que atravessa.

domingo, 7 de março de 2010

Árbitro belga no Arsenal-FC Porto

Frank De Bleeckere foi o juiz designado pela UEFA para arbitrar o Arsenal-FC Porto, partida da segunda mão dos oitavos de final da UEFA Champions, que se realiza esta terça-feira, em Londres.Para além do juiz belga, foram ainda nomeados os assistentes Peter Hermans e Walter Vromans e o 4º árbitro Serge Gumienny.

Programa do Arsenal para a recepção ao FC Porto

O FC Porto defronta o Arsenal na próxima terça-feira, em jogo da segunda-mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, e o site oficial azul e branco (www.fcporto.pt) dá-lhe agora a conhecer o programa da equipa inglesa para a recepção aos Tetracampeões de Portugal.

SEGUNDA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2010


  • 10h30-11h00: Treino (aberto durante os 15 minutos iniciais à comunicação social)
  • 12h00-12h30: Conferência de imprensa de antevisão do Arsenal-FC Porto (segunda-mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League)
Local: Centro de Treinos London Colney (Londres, Inglaterra)

TERÇA-FEIRA, 9 DE MARÇO DE 2010
  • 19h45: Arsenal-FC Porto (segunda-mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League)
Local: Emirates Stadium (Londres, Inglaterra)

Cinco regressos para a visita ao Arsenal

Os regressos de Nuno, Fucile, Rolando, Raul Meireles e Hulk são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a visita ao Arsenal, referente à segunda-mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, às 19h45, no Emirates Stadium.

Em relação à lista de seleccionados para o encontro anterior, saíram Valeri, Addy, Beto e o médio Sérgio Oliveira, dos sub-19.

Em dia de regresso ao trabalho, Jesualdo Ferreira ainda não pôde contar com Farías, Fernando e Orlando Sá. O argentino permanece em treino condicionado, enquanto o brasileiro e o jovem português se mantêm em tratamento.

O ensaio deste domingo, cumprido no Olival, foi o primeiro e o último realizado em solo português antes do desafio europeu.

Os Dragões viajam amanhã para Londres (voo às 9h30, com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro), onde fecham a preparação para o confronto com a equipa inglesa.

O treino realiza-se no Emirates Stadium, às 18h30 (aberto durante os 15 minutos iniciais à comunicação social), e é precedido (18h00) da conferência de imprensa de antevisão da partida.

Lista de convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Falcao, Rodríguez, Mariano, Hulk, Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Varela, Nuno André Coelho, Tomás Costa, Miguel Lopes, Ruben Micael e Nuno.